Receita do setor de software da China atinge 3,8 trilhões de yuans nos primeiros quatro meses do ano

Receita do setor de software da China atinge 3,8 trilhões de yuans nos primeiros quatro meses do ano

indústria de software e serviços de tecnologia da informação da China apresentou tendência estável, com as receitas de serviços de software mantendo um crescimento rápido, os lucros totais crescendo em dois dígitos, e a queda das exportações de serviços de software diminuindo. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Indústria e Informatização da China e se referem ao período de janeiro a abril.

Segundo as estatísticas, nos primeiros quatro meses do ano, as receitas do setor de software da China foram de RMB 3,8 trilhões, um aumento de 11,6% em termos anuais. Os lucros totais da indústria de software foram de RMB 431,4 bilhões, um aumento de 14,3% em termos anuais. As exportações de serviços de software foram de US$ 15,49 bilhões, uma queda de 0,4% em termos anuais.

Por setor, de janeiro a abril, as receitas com serviços de tecnologia da informação atingiram RMB 2,4983 trilhões, um aumento de 13,2% em termos anuais, representando 65,9% do total dos setores. Dentre elas, serviços de nuvem computacional e big data geraram, juntos, receitas de RMB 410,7 bilhões, um aumento de 14,3% em termos anuais. As receitas com design de semicondutores foram de RMB 98,9 bilhões, um aumento de 11,3% em termos anuais; e as receitas com serviços de tecnologia de plataforma de comércio eletrônico foram de RMB 288 bilhões, um aumento de 4,5% em termos anuais.

De janeiro a abril, as receitas com produtos de software foram de RMB 912,7 bilhões, um aumento de 8,7% em termos anuais, sendo que as receitas com produtos de software industrial foram de RMB 84,6 bilhões, um aumento de 8,7% nessa mesma base comparativa. As receitas com produtos e serviços de segurança da informação foram de RMB 52 bilhões, um aumento de 9,3% em termos anuais. As receitas com sistemas embarcados de software foram de RMB 327,5 bilhões, um aumento de 8,4% em termos anuais.

Por região, de janeiro a abril, a região oriental da China completou as receitas com serviços de software no valor de RMB 3,2 trilhões, um aumento de 12,2% em termos anuais, representando 83,7% do total das receitas do setor no país. As cinco províncias com as maiores receitas com software foram Pequim, Guangdong, Jiangsu, Shandong e Zhejiang, que acumularam, conjuntamente, receitas de software no valor de RMB 2,7206 trilhões, representando 71,8% do total nacional.